A partir de Munique, chegamos em Portugal por Lisboa e, após um breve repouso de um dia e meio, seguimos nossa jornada em direção ao Porto. Nesta altura da viagem, o nosso maior desafio foi, sem dúvidas, o deslocamento a um preço razoável. Afinal, éramos em oito músicos (e seus respectivos instrumentos - e malas!), além dos integrantes do coletivo DMV 22 (e suas bagagens!) e todo o equipamento para a montagem do espetáculo TREPP que inclui, além de retroprojetores, muitas caixas de papelão que compõe o cenário, e que foram compradas e pintadas na Alemanha especialmente para esta turnê.
Nossa estreia em terras lusitanas se deu na sala Passos Manuel, no Coliseu do Porto. Nela, contamos com a participação especial da cantora e anfitriã Constança Correia, que nos brindou com sua bela voz nas canções de Júlio e Juliana Valverde, nossos amigos compositores soteropolitanos! |
O concerto no Passos Manuel foi a primeira apresentação da turnê em que tivemos que microfonar todo o octeto. Antiga sala de cinema, o ambiente possui uma acústica muito "seca". Assim, abandonamos o esquema semi-acústico no qual apenas o som da flauta era captado, utilizando, então, microfones em todos os instrumentos. O resultado foi satisfatório e, tanto em Portugal quanto na Alemanha, pudemos contar com excelentes técnicos de som.
No dia seguinte, o concerto foi ao ar livre, na praça Parada Leitão, em frente à reitoria da Universidade do Porto. Abrimos a noite com o repertório do Ôctôctô e, após um breve intervalo, demos prosseguimento com o espetáculo TREPP. Tradicional point dos estudantes da cidade, a praça foi o local ideal para a realização do espetáculo e pudemos contar com um público atento e acolhedor. |
Despedimo-nos do velho continente com um delicioso concerto ao ar livre em um domingo na Praça Lisboa, em frente à famosa Torre dos Clérigos. Com um público descontraído, sentado na grama em meio à oliveiras, fechamos nossa primeira turnê europeia com chave de ouro. Na mesma noite, seguimos de volta para Lisboa e, na sequência, para o Brasil, trazendo conosco excelentes recordações e experiências inesquecíveis.