Ôctôctô
  • Início
  • Sobre
  • Músicas
  • Vídeos
  • Fotos
  • Agenda
  • Blog
  • Produção

Ôctôctô em parceria com Juliana Valverde interpretam as obras de Julio Valverde.

9/10/2014

0 Comments

 
Picture
O evento que fará parte do festival Brasileira 6 e meia a ser realizado no Centro Cultural dos Correios é uma celebração da parceria já antiga e frutífera entre o octeto e a cantora e compositora Juliana Valverde. 

Há anos que o ôctôctô e Juliana tocam juntos obras do compositor Julio Valverde, pai da musicista. O trabalho era realizado de forma acessória no show instrumental do grupo, como se o grupo quisesse brindar o público com canções originais e arranjadas seguindo aspectos de estilo que são a marca do repertório instrumental. Ultimamente o projeto ficou mais sério, encorpado. Novas músicas chegarão ao público neste sábado, outros músicos contribuirão com arranjos, como Luis Santiago Málaga e Márcio Modesto, além do Yuri Prado e de Vitor Caffaro, arranjadores do projeto durante sua etapa inicial. Atualmente, o projeto Saveiro, como é chamada a parceria, busca apoio para a gravação de um CD exclusivo e de novas oportunidades para apresentar o repertório ao público.

Local: Centro Cultural dos Correios, Av. São João s/n, São Paulo - SP.
Horário: 18:30

0 Comments

Ôctôctô no Horizontes Musicais do Guri, última apresentação

2/9/2014

0 Comments

 
Imagem
No primeiro semestre de 2014 surgiu, como sempre acontece, a oportunidade para professores do Guri enviarem seus projetos para integrarem a série Horizontes Musicais. Luís Santiago Málaga, nosso saxofonista e professor daquela instituição, enviou sua proposta envolvendo o Ôctôctô. 
Como é característico da série, as apresentações têm de envolver algum tipo de conversa ou aula com os alunos para assegurar que os estudantes de música aproveitem ao máximo o tempo com os artistas. O tema desenvolvido foi "Como montar sua banda", tal projeto e escolha do tema não poderiam ter sido mais felizes! Não apenas o projeto resultou em duas apresentações pelo Guri como também foi requisitado pela Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão e, em outubro, será repetido no Instituto ACAIA, em uma das "Terças musicais". 
A fala dos membros do octeto procuram dar aos jovens músicos uma perspectiva positiva sobre montar e manter uma banda. Evidentemente há dificuldades em fazer isso, mas o potencial de aprendizado é enorme e frequentemente os professores de música se esquecem de incentivar seus alunos a fazerem isso.
Nesta semana aconteceu a segunda e última apresentação pela série do Guri. Por  causa da colaboração dos professores do pólo CEU Pq. São Carlos, mais uma vez a casa estava cheia. Mais do que isso, como Luís Santiago é professor de sax há 5 anos naquele pólo, ainda teve o prazer de ver alguns de seus alunos presentes naquela platéia repleta de jovens atentos. 

0 Comments

Uma experiência em Cubatão para ser lembrada

15/8/2014

0 Comments

 
Imagem
Ontem o Ôctôctô foi até Cubatão mostrar seu repertório para os alunos da Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva, encerrando a Semana do Piano e  Sopro, promovida há oito anos pela instituição. A apresentação faz parte do trabalho de cunho pedagógico que o octeto faz. Iniciado ainda em abril junto aos alunos do Projeto Guri e com outras apresentações marcadas para setembro e outubro, esta série de espetáculos é voltada ao público de alunos de música e trata das dificuldades e dos benefícios de se montar e manter um banda de música.
             Muito obrigado a todos os que vieram prestigiar nosso trabalho. Esperamos que tenham gostado e que voltemos a nos encontrar! Se tiverem interesse, é possível fazer download do MP3 do nosso primeiro álbum gratuitamente, no seção músicas do nosso site!

0 Comments

2 apresentações do Ôctôctô: 13 e 14 de Agosto

8/8/2014

0 Comments

 
Picture
Atenção às próximas duas apresentações gratuitas que ocorrerão durante a semana que vêm nas cidades de São Paulo e Cubatão:

13/08/14 - 13:30 na Casa das Rosas
14/08/14 - 19:30 na Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão

Na quarta-feira, em São Paulo, apresentaremos o repertório do nosso primeiro álbum acrescido de algumas músicas. Na quinta-feira, em Cubatão, participaremos do encerramento da Semana do Piano e Sopro, organizada pela Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva.

0 Comments

A passagem do Ôctôctô por Portugal e o encerramento da Turnê Europa 2014

5/8/2014

0 Comments

 
A partir de Munique, chegamos em Portugal por Lisboa e, após um breve repouso de um dia e meio, seguimos nossa jornada em direção ao Porto. Nesta altura da viagem, o nosso maior desafio foi, sem dúvidas, o deslocamento a um preço razoável. Afinal, éramos em oito músicos (e seus respectivos instrumentos - e malas!), além dos integrantes do coletivo DMV 22 (e suas bagagens!) e todo o equipamento para a montagem do espetáculo TREPP que inclui, além de retroprojetores, muitas caixas de papelão que compõe o cenário, e que foram compradas e pintadas na Alemanha especialmente para esta turnê.
Nossa estreia em terras lusitanas se deu na sala Passos Manuel, no Coliseu do Porto. Nela, contamos com a participação especial da cantora e anfitriã Constança Correia, que nos brindou com sua bela voz nas canções de Júlio e Juliana Valverde, nossos amigos compositores soteropolitanos!
Imagem
Constança Correia nos brindou com sua bela voz
O concerto no Passos Manuel foi a primeira apresentação da turnê em que tivemos que microfonar todo o octeto. Antiga sala de cinema, o ambiente possui uma acústica muito "seca". Assim, abandonamos o esquema semi-acústico no qual apenas o som da flauta era captado, utilizando, então, microfones em todos os instrumentos. O resultado foi satisfatório e, tanto em Portugal quanto na Alemanha, pudemos contar com excelentes técnicos de som.
Imagem
As caixas de papelão que compõe o cenário do espetáculo TREPP
No dia seguinte, o concerto foi ao ar livre, na praça Parada Leitão, em frente à reitoria da Universidade do Porto. Abrimos a noite com o repertório do Ôctôctô e, após um breve intervalo, demos prosseguimento com o espetáculo TREPP. Tradicional point dos estudantes da cidade, a praça foi o local ideal para a realização do espetáculo e pudemos contar com um público atento e acolhedor.
Imagem
Estudantes e moradores do Porto assistem ao espetáculo TREPP
Ainda no Porto, utilizamos nosso sábado livre para uma sessão de fotos do grupo. Aproveitamos a linda paisagem do Jardim das Virtudes e sua vista para o Rio Douro, além da beleza urbana de alguns becos e ruelas.

Imagem
Sessão de fotos em becos e ruelas da cidade do Porto
Despedimo-nos do velho continente com um delicioso concerto ao ar livre em um domingo na Praça Lisboa, em frente à famosa Torre dos Clérigos. Com um público descontraído, sentado na grama em meio à oliveiras, fechamos nossa primeira turnê europeia com chave de ouro. Na mesma noite, seguimos de volta para Lisboa e, na sequência, para o Brasil, trazendo conosco excelentes recordações e experiências inesquecíveis.
Imagem
Praça Lisboa, onde realizamos o último concerto em solo europeu
0 Comments

Último dia em Munique: Debate sobre o Brasil depois da Copa

22/7/2014

0 Comments

 
Anteontem no espaço Die Schreinerei participamos de um debate realizado pela Lusofonia. Era nosso último dia em Munique e nossa participação restringiu-se apenas à ilustração musical do assunto em pauta: O Brasil depois da Copa do Mundo. O convite foi feito pelo Luis Maria Hölzl do Bavaschôro, nosso produtor local, diga-se de passagem. O evento contou com a participação do jornalista turco Ekrem Gülzedere, e do ator e bailarino Mario Lopes, do DMV22 e que é nosso produtor. A apresentação do Turco se fundamentou nos dados fornecidos pelo artigo "World Protests 2006-2013" e o crescente interesse mútuo entre as nações turca e brasileira demonstrado em Junho de 2013 quando tanto a praça taksim em Istanbul quanto as principais capitais brasileiras encontravam-se em plena agitação! A fala de Mario Lopes foi estruturada pelas perguntas dirigidas à ele a respeito do sentimento geral da nação brasileira após a euforia da Copa.
Imagem
Os membros do Bavaschôro e do Ôctôctô se reuniram para tocar alguns sambas e choros de modo a ilustrar musicalmente para o público esse Brasil que estava em pauta. Na ocasião, foi imperativo tocar "Meu Caro Amigo" de Chico Buarque por conta do tema de sua letra:  "aqui na terra estão jogando futebol/ tem muito samba muito choro e rock n'roll/ uns dias chove noutros dias fazem sol/ mas o que eu quero é lhe dizer/ que a coisa aqui está preta".
Imagem
Já que estavam todos presentes tocamos um samba até um pouco mais tarde.
Imagem
0 Comments

A experiência musical de tocar no Blackbox do Gasteig de Munique

19/7/2014

0 Comments

 
Na última quarta-feira o Ôctôctô foi ao Gasteig de Munique para realizar mais um concerto em nossa passagem pela Alemanha. O Gasteig é um pólo cultural bastante importante e que, em sua sala principal, abriga a Filarmônica de Munique. Um de seus palcos é a Blackbox, sala menor dedicada à música alternativa e à chamada world music. É pra lá que fomos. Como sempre por aqui, um grande piano à disposição para o Márcio Modesto tocar:

Imagem

Não era uma piano de cauda inteira como no Einstein Kultur, mas era de meia-cauda o que é mais do que o suficiente para uma sala como a Blackbox e para o tipo de som que iríamos fazer. Mais uma vez optamos por não "eletrificar" demais o nosso som. Isto é, um microfone condensador para a flautista Cibele Palopoli amplificada por apenas um monitor de retorno posicionado ao lado dela servindo ao público. Evidentemente, baixo e guitarra contaram com amplificadores excelentes para soarem. O desafio ficou por conta da participação do multi-instrumentista  Ludwig Himpsl, do Bavaschôro: 

Imagem
Picture
Sua participação em "Não Esqueci" como percussionista também precisou ser "elétrica" porque para o pandeiro, instrumento com o qual faria um  improviso, também utilizou um condensador e um monitor apenas próximo a si.
Outras participações aconteceram, principalmente com membros do grupo Bavaschôro como Xaver Himpsl e o próprio Ludwig (que tocou trompa):

Imagem
Na foto pode-se ver o percussionista moçambicano Lionel Dzidzi que tocou conosco também. O Márcio Schuster, também chorão bavário, tocou no naipe conosco e também solou em nossa concertante "Longe, mas Perto" .
Imagem

Os membros do grupo bávaro que tocam instrumentos de cordas também participaram com o Luis Maria Hölzl e Henrique Miranda Rebouças:

Imagem

Afora este conjunto e os seus membros, Guto Brinholi, compositor paulista radicado em Munique participou e regeu uma de suas composições conosco. Tocamos "Keller", tema hipnótico e anguloso cujo nome quer dizer porão, onde a música foi escrita.

Imagem
Para finalizar tocamos com todos os convidados no palco o Choro da Contínua amizade de André Mehmari para celebrar o encontro e encerrar a noite.
Imagem
Foi uma noite incrível. Inesquecível para cada um dos integrantes do Ôctôctô. Ficam mais uma vez, nossos agradecimentos à Universidade de São Paulo, ao Prof. Dr. Michael Alpert, ao Goethe-Instut, ao Departamento de Cultura de Munique e ao Einstein-Kultur.

0 Comments

As vivências e experiências na passagem por Munique

19/7/2014

0 Comments

 
Durante os nossos dias em Munique, algumas vivências foram agendadas no espaço Einstein Kultur. A finalidade desses eventos estava em aberto: a ideia seria agregar músicos da cidade de Munique em nosso círculo para tocarmos juntos e refletirmos sobre as músicas. O público alvo era exatamente aqueles que faziam parte da rede de contatos e parcerias locais da Lusofonia e do nosso produtor, Mário Lopes. No primeiro dia, porém, houve uma mudança de planos. Fomos ao Mosteiro/igreja de São Bonifácio, na região central de Munique, onde o conjunto Bavaschôro costuma tocar regularmente. Comida, música e cerveja artesanal, em um espaço lindo, de arquitura e estilo contemporâneo muito propício à música. Por lá ficamos na área de convivência, voltada à juventude católica.
Imagem
No primeiro dia de encontros, apesar de estarmos com a agenda no Einstein, ficamos na igreja de São Bonifácio, juntamente com aqueles artistas que tanto interesse tinham pela música brasileira.
Os outros dias aconteceram no Einstein Kultur, e foram bastante interessantes, pois lá começou a tomar forma o show que fizemos na sala de concerto Blackbox, e que foi repleto de participações especiais.
Quando ainda estávamos no Brasil, pensávamos ter uma participação especial de um músico local em um momento apenas, na obra "Longe, mas Perto". No final das contas, houve participações especiais em "Não Esqueci",  "Choro da Contínua Amizade" e uma música composta e regida pelo Guto Brinholi, que era totalmente nova para o ôctôctô: "Keller". Do alemão, "porão", a obra traz a atmosfera do local onde foi composta.
Preparação em tempo recorde, altos riscos para se correr,  mas a qualidade individual dos músicos fez do processo das oficinas e da preparação algo muito tranquilo.
0 Comments

Ôctôctô, horas antes de entrar em cena no Einstein Kultur

10/7/2014

0 Comments

 
Chegamos para a passagem de som no Einstein Kultur. A sala é bastante bela, no quarto subsolo e mostra um ótimo aproveitamento arquitetônico espaço que foi construído pela cervejaria Union. Tem tudo para dar certo inclusive um técnico de som, o Hans, que é muito boa gente e inteligente.

Imagem
O Rubinho testa a bateria alugada que está em excelente estado.
Imagem
Imagem
O piano Blüthner, apesar de velhíssimo, tem a mecânica reformada, cordas novas e um som poderosíssimo.
Imagem
Como a sala tem apenas 100 lugares optamos por realizar a amplificação através do PA apenas da voz para falar com o público e do contrabaixo, mas este apenas do lado direito do palco. Também com o intuito de preservar a "imagem estéreo" da banda pusemos um microfone condensador Schoeps na flauta ligado apenas às com caixas de retorno. Estas porém serviram ao público.

0 Comments

ôctôctô publica seus eventos durante a Turnê Europa 2014

29/6/2014

0 Comments

 
Imagem
Com apresentações e atividades em três cidades européias o octeto vai de encontro ao público de Munique, Porto e Liboa. O conjunto vai viajar com dois espetáculos na bagagem, o primeiro, baseado no repertório autoral de seu primeiro CD e o segundo, TREPP, que envolve música ao vivo, dança, vídeo e arte digital e conta com a parceria com o coletivo DMV22. A turnê conta com o patrocínio da Universidade de São Paulo (USP), do Goethe Institut, da secretaria de cultura do município de Munique, além dos apoios da instituição bávara Lusofonia, da reitoria da Universidade do Porto e da HUMAVIDA produções.
0 Comments
<<Previous
Forward>>

    O Grupo

    É um octeto dedicado a composição e à interpretação de obras de modo a fazer pontes entre a música brasileira e a erudita.

    Arquivos

    October 2017
    July 2017
    May 2017
    October 2015
    February 2015
    November 2014
    October 2014
    September 2014
    August 2014
    July 2014
    June 2014
    April 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    September 2013
    May 2013
    April 2013

    Categorias

    All

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.